MANDACARU PROJETOS - DIAMANTINA / MG

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL MANDACARU - DIAMANATINA/MG - DIRETOR: MARCELO MARINHO DE ÁVILA COORDENAÇÃO DO BLOG: GERALDO BORGES CANUTO

05 abril 2007

PROJETO DE COMPUTAÇÃO BÁSICA



ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR GABRIEL MANDACARU
DIAMANTINA - MG


1.0 INTRODUÇÃO

Este é um projeto da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, do município de Diamantina – MG, que será desenvolvido com a finalidade de promover a prática em computação com os alunos da escola. Essa prática irá contribuir para os alunos possam participar das diversas aulas, usando os computadores da Escola. Além da aprendizagem, criarão mais gosto pelos trabalhos escolares.


2.0 JUSTIFICATIVA

Atualmente alguns alunos vêm usando o Núcleo de Informática da Escola, porém a maioria não tem essa condição porque não há alguém que possa trabalhar com os mesmos, dado que a grande maioria jamais teve acesso a um computador.



Sendo assim, nota-se que para um grande número de alunos está sendo inútil o Núcleo de Informática. Esse núcleo poderia ser muito mais bem utilizado, transformando-se numa verdadeira ferramenta em prol do aluno, caso fosse organizado esse projeto.



Muitas vezes, os professores da escola querem implementar uma aula diferenciada, mais aprofundada e produtiva, porém não pode fazê-lo porque o aluno tem dificuldade até mesmo para manusear o mouse. Isso acontece não por falta de vontade, mas de oportunidade mesmo, já que o aluno não tem condições de pagar um curso qualquer nessa área. Acreditamos que o aluno não pode continuar assim, sem qualquer possibilidade de integrar ao novo mundo da comunicação.


3.0 OBJETIVOS

3.1 Facilitar a vida do aluno na sala de aula.
3.2 Dar oportunidade aos alunos de competitividade perante aos demais alunos de outras escolas.
3.3 Promover o gosto pelas aulas e pela escola.
3.4 Ampliar o conhecimento dos alunos.


4.0 METAS E DURAÇÃO

4.1 Com este projeto pretende-se organizar turmas em diferentes horários para que o aluno possa estudar em seu turno normalmente e fazer informática em outro turno.
4.2 O projeto terá duração contínua, iniciando em 2007.
4.3 Para os alunos o curso será básico, num total de 40 horas para que ele possa adquirir uma base boa para desenvolver-se ao longo de sua vida escolar.


5.0 PROCEDIMENTOS

5.1 Serão organizadas as turmas, iniciando pelos alunos de 4ª série e assim sucessivamente. A vantagem de se iniciar com esses alunos é que eles permanecerão mais tempo na escola, portanto serão mais bem preparados.
5.2 Será criada uma apostila para um trabalho teórico para que o aluno se sinta realmente bem preparado ao final do curso.
5.3 Será exigida a freqüência mínima de 80% para aprovação no curso.
5.4 O aluno que faltar, sem uma justificativa, mais de duas aulas consecutivas ou 4 alternadas será substituído por outro aluno com mais boa vontade para a aprendizagem.



6.0 RECURSOS HUMANOS

6.1 O curso será administrado por dois professores da escola, escolhidos pela direção, com aprovação do Colegiado.
6.2 A escolha desses profissionais levará em conta o critério de conhecimento em computação, cursos realizados na área de informática, facilidade para administração das aulas, disponibilidade de horário e outras qualidades julgadas pelo Colegiado como imprescindíveis para esse trabalho.
6.3 Esses professores trabalharão em horário adaptado para as necessidades dos alunos.



7.0 RECURSOS MATERIAIS

7.1 As apostilas serão elaboradas pelos administradores do curso e pagas com recursos da própria escola.


7.2 Serão usados os computadores do Núcleo de Informática da Escola.


7.3 Todo o material necessário para desenvolvimento do curso será se responsabilidade da escola.


8.0 CONCLUSÃO

Com a implementação desse projeto, acredita-se que os alunos sentir-se-ão melhor no seu dia-a-dia, transformando, a escola em lugar mais agradável, criando novas perspectivas em relação ao estudo.



Os primeiros resultados desse trabalho deverão ser alcançados logo no início do curso e na seqüência tais resultados vão-se concretizando ao longo do tempo. O acesso ao mundo da informação criará um novo ânimo no aluno de forma que ele sentir-se-á igual aos demais alunos, até mesmo àqueles que estudam em escolas particulares e que têm em casa à disposição um computador para os trabalhos diários.



Diamantina, abril de 2007