MANDACARU PROJETOS - DIAMANTINA / MG

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL MANDACARU - DIAMANATINA/MG - DIRETOR: MARCELO MARINHO DE ÁVILA COORDENAÇÃO DO BLOG: GERALDO BORGES CANUTO

23 novembro 2006

COMPETIÇÕES NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR GABRIEL MANDACARU
DIAMANTINA - MG



1.0 INTRODUÇÃO

Este é um projeto da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, do município de Diamantina – MG, que será desenvolvido com a finalidade de promover a prática esportiva na escola. Essa prática, além de auxiliar na saúde de todos os participantes, contribuirá grandemente para que os alunos tenham mais gosto pela escola e, conseqüentemente, melhorem o desempenho escolar.


2.0 JUSTIFICATIVA

Pais, professores e demais pessoas vivem a criticar crianças, adolescentes, jovens e outros por se alienarem das reais virtudes humanas. Não lhes oferecem outra opção, porém.
Várias são as formas utilizadas pelos menos experientes para se integrarem a um mundo qualquer: músicas, encontros, críticas, rebeldias... A televisão, os amigos indesejáveis, os vícios e outras degradações humanas, por se colocarem ao fácil alcance, apoderam-se dessas mentes. Além do mais, tornam-se mais atraentes a cada instante essas depravações.
Criticar apenas é uma prática antiga, vil e ineficaz. Desprezível portanto.
Em conseqüência disso, vê-se a importância de se criarem novas oportunidades para os alunos. Dentre as reais possibilidades, o esporte talvez seja o mais fácil, prático, barato e eficiente meio. Ao se envolver em qualquer prática esportiva na escola, criam-se momentos de lazer, evitando evita-se a ociosidade.


3.0 OBJETIVOS

3.1 Melhorar a disciplina na sala de aula.
3.2 Colaborar para o desenvolvimento dos alunos na sala de aula.
3.3 Promover o gosto pela escola.
3.4 Melhorar a saúde física e mental dos alunos.


4.0 METAS E DURAÇÃO

4.1 Com este projeto pretende-se organizar em cada turma do Ensino Fundamental uma equipe em cada modalidade esportiva.
4.2 A duração do projeto será durante todo o período letivo do ano de 2005.


5.0 PROCEDIMENTOS

5.1 Todo o projeto será registrado e devidamente organizado de maneira que se possa verificar a eficácia de todo o trabalho.
5.2 Haverá um jornal mensal, onde serão publicadas as principais atrações relacionadas ao projeto.
5.3 Será organizada uma Comissão Organizadora, formada por alunos, professores da escola.
5.4 Será elaborado com os alunos um regulamento específico para o projeto, que deverá ser aprovado pela Comissão Organizadora. Além disso, cada modalidade terá regulamento específico.
5.5 Serão organizados torneios mensais, coordenados pela Comissão Organizadora.
5.6 A equipe vencedora, em cada evento, terá direito a uma excursão fora da escola. Caso repita a vencedora, o direito passará para a 2ª colocada. Também terá adquirido esse direito a equipe que fizer maior número de pontos durante todo o ano.
5.7 Será criado um sistema de perda de pontos individuais e, ao atingir 5(cinco) pontos negativos, o aluno estará automaticamente eliminado do evento daquele mês.
5.8 Também estará eliminado o aluno com freqüência inferior a 75% do número de dias letivos, dentro do mês.
5.8.1 Ficar fora da sala de aula – 1 ponto
5.8.2 Ser retirado da sala de aula – 2 pontos
5.8.3 Assinar advertência – 3 pontos
5.8.4 Ser suspenso de aula – 2 pontos por dia de suspensão.


6.0 MODALIDADES

6.1 As modalidades a serem disputadas são: Futsal, Voleibol, Baquetebol, Peteca, Handbol, Queimada e Competição Cultural. Elas serão divididas em duas faixas etárias e separadas por sexo.

6.1.1 Masculino Quinta e Sexta Séries.
6.1.2 Feminino Quinta e Sexta Séries.
6.1.3 Masculino Sétima e Oitava Séries.
6.1.4 Feminino Sétima e Oitava Séries.
6.1.5 Competição Cultural Quinta e Sexta Séries
6.1.6 Competição Cultural Sétima e Oitava Séries


7.0 ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

7.1 Todos os eventos serão publicados no Jornal da Escola.
7.2 Será realizada uma avaliação mensal para verificar pontos negativos e positivos, modificando-se o regulamento sempre que houver necessidade.


8.0 RECURSOS HUMANOS

8.1 Será instituída uma Comissão Organizadora, onde participarão os professores e professoras de Educação Física e os demais professores que se dispuserem a participar. Também alunos do Ensino Fundamental ou Médio poderão ser convidados a participar dessa comissão.


9.0 RECURSOS MATERIAIS

9.1 Fornecimento pela Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru e outras entidades que se dispuserem a colaborar com o projeto.
9.2 Aquisição dos materiais esportivos mínimos necessários ( bolas, redes, petecas...) para as diversas modalidades esportivas.
9.3 Aquisição dos materiais de consumo mínimos necessários para o desenvolvimento do projeto.
9.4 Publicação mensal dos eventos no Jornal da Escola.


10.0 COMISSÃO ORGANIZADORA

A Comissão Organizadora será responsável pela conduta dos atletas e demais pessoas envolvidas em todas as modalidades. Essa responsabilizar-se-á pela organização geral do projeto, inclusive, organizando os regulamentos específicos de cada modalidade. Essa Comissão seguirá um regulamento elaborado e aprovado por uma Assembléia Geral, formada pelos alunos e demais participantes.


11.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

11.1 Serão inscritas as equipes para cada modalidade.
11.2 O atleta só poderá participar por uma equipe reconhecida pela Comissão Organizadora.
11.3 O documento de identificação é a Carteira Estudantil.
11.4 Para inclusão de maior número de alunos, todo atleta terá o direito de jogar, no mínimo, a metade do tempo de cada jogo, em cada partida.
11.5 Todo aluno tem direito de participar em qualquer modalidade, integrando-se a(s) equipe(s) de sua turma.
11.6 Em casos especiais uma equipe poderá ser formada com alunos de mais de uma turma.
11.7 Os vencedores de cada evento poderão participar de disputas em outras escolas ou cidades vizinhas.


12.0 CONCLUSÃO

Com a implementação desse projeto, acredita-se que os alunos sentir-se-ão melhor no seu dia-a-dia, transformando, a escola em lugar mais agradável, criando novas perspectivas em relação ao estudo.
Os primeiros resultados desse trabalho deverão ser alcançados logo nos primeiros meses e durante todo o ano, pois, mesmo não atingindo totalmente os objetivos idealizados, sem sombra de dúvida, será um passo imprescindível para a conquista de dias melhores e mais saudáveis para toda a Comunidade Escolar.
Diamantina, fevereiro 2007