MANDACARU PROJETOS - DIAMANTINA / MG

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL MANDACARU - DIAMANATINA/MG - DIRETOR: MARCELO MARINHO DE ÁVILA COORDENAÇÃO DO BLOG: GERALDO BORGES CANUTO

23 novembro 2006

PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTO 2006

ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR GABRIEL MANDACARU
DIAMANTINA / MG


1.0 INTRODUÇÃO


Este é um projeto da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru, da cidade de Diamantina/MG, que tem como principal objetivo melhor a produção de textos dos alunos da escola e inseri-los no Mundo da Informática.



2.0 JUSTIFICATIVA

A Escola não tem definido um projeto de Produção de Textos. Cada professor trabalha de forma isolada e isso vem acarretando sérios problemas à aprendizagem dos alunos. Muitas vezes, o próprio professor de Português pouco trabalha com a escrita, priorizando a gramática, quase sempre de forma isolada do texto. Assim o aluno não adquire condições para a produção de um bom texto, mesmo que ele seja pequeno e simples.

Há também uma dificuldade muito grande para incentivar os alunos a escrever. O texto, como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os educandos, portanto essa é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.

Por isso, é extremamente necessário um novo processo para modificar essa realidade. Assim reintegraremos esses alunos a uma visão nova de se produzir para que eles tenham oportunidades maiores durante a vida.



3.0 OBJETIVOS

3.1 Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.

3.2 Dar condições adequadas para um crescimento do aluno em suas produções, não apenas na aula de Português.





4.0 TURMAS QUE PARTICIPARÃO DO PROJETO


SEXTA SÉRIE C SÉTIMA SÉRIE C
OITAVA SÉRIE C OITAVA SÉRIE D
OITAVA SÉRIE E


5.0 - DURAÇÃO DO PROJETO

Este projeto terá duração de agosto a dezembro de 2006 como experiência e, havendo um resultado expressivo nesse período, será estendido a outras turmas no ano de 2007.



6.0 AÇÕES

6. 1 Interpretar textos de diversas modalidades para que o aluno tenha contato com textos bem produzidos, ou seja, demonstrando estrutura, conteúdo e gramática compatíveis com o ensino de Português.

6.2 Mostrar para o aluno as diversas formas de estruturar um texto: narrativo, descrito, dissertativo.

6.3 Produzir junto, na sala de aula, textos coletivos, com a participação dos alunos e do professor.

6.4 Fazer uma correção, adequação e melhora do texto junto com os alunos para que os mesmos adquiram essa habilidade.

6.5 Trabalhar, inicialmente, com temas mais simples e relacionados com o cotidiano dois alunos, para que o mesmo não sinta dificuldade de pensar sobre esse ou aquele assunto.

6.6 Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção, seja nas idéias, na estrutura ou no uso gramatical.

6.7 Corrigir o texto do aluno, usando um Código de Adaptação do Texto, para que o próprio aluno modifique e melhore seu texto em uma outra etapa do trabalho.

6.8 Colocar alguns dos textos dos alunos num BLOG, na Internet para valorizar a produção, ou seja, evitar que o texto seja lido apenas pelo professor.

6.9 Levar os alunos no Núcleo de Informática para que eles tomem contato com os textos lançados no BLOG e façam o seu comentário sobre tais textos.

6.10 Fazer correção e melhora do texto a partir de comentários sobre as produções, feitos no BLOG.

6.11 Ilustrar os trabalhos através de fotos e outras imagens para tornar mais atrativos os trabalhos dos alunos.

6.12 Incentivar o maior número de pessoas (inclusive fora da escola) para conhecerem e comentarem os trabalhos no BLOG, uma vez que isso dará maior incentivo aos alunos, produtores dos textos. Essa comunicação será feita, principalmente, através da Internet para que os alunos, a cada dia, tenham maior domínio dessa tecnologia.



8.0 RECURSOS HUMANOS

Todo o trabalho com os textos, nesse período experimental, será conduzido pelo professor de Português: Geraldo da Consolação Canuto.

9.0 RECURSOS MATERIAIS

Os recursos materiais serão os mesmos usados na sala de aula normalmente, além dos recursos do Núcleo de Informática.



10.0 CONCLUSÃO

Com o envolvimento dos participantes (professor e alunos), o resultado será, sem dúvida, muito promissor. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, conseqüentemente, melhores resultados nos estudos, de modo geral.




Diamantina, 13 de agosto de 2006.

Geraldo da Consolação Canuto
Professor de Português