MANDACARU PROJETOS - DIAMANTINA / MG

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GABRIEL MANDACARU - DIAMANATINA/MG - DIRETOR: MARCELO MARINHO DE ÁVILA COORDENAÇÃO DO BLOG: GERALDO BORGES CANUTO

23 novembro 2006

PROJETO MEDICINA NATURAL

ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR GABRIEL MANDACARU
DIAMANTINA / MG


1.0 INTRODUÇÃO

Este é um projeto da Escola Estadual Felício dos Santos, do município de Felício dos Santos que será desenvolvido para melhoria do ensino, tendo como meta clientela uma turma da 1ª série do 1º ciclo.

2.0 OBJETIVO GERAL

Melhorar a saúde dos alunos para desenvolvimento deles na sala de aula.


3.0 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.1 Promover o desenvolvimento físico do aluno

3.2 Aguçar e desenvolver o intelectual dos alunos

3.3 Aumentar o gosto dos alunos pelas aulas

3.4 Orientar os pais e alunos sobre a importância da boa alimentação

3.5 Melhorar os hábitos alimentares dos alunos


4.0 JUSTIFICATIVA

De acordo com as avaliações da professora Alzira do Rosário Santos, os seus alunos vêm demonstrando dificuldades na aprendizagem além de desânimo e demonstração de cansaço durante as aulas. Discutindo essas dificuldades durante os debates do diagnóstico da escola para a elaboração do PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) chegou-se a conclusão de que seria necessário um trabalho de conscientização, prevenção e combate de algumas doenças dos alunos, principalmente a verminose que é problema não só da turma mas de grande parte da população do município..


5.0 RECURSOS HUMANOS

Este projeto será realizado com os alunos da turma das turmas (5ª A, 6ªA e 6ªB) do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Gabriel Mandacaru. Estarão envolvidos no projeto, além dos professores da turma, pais dos alunos, Conselho Tutelar do Menor, e pessoas ligadas à Medicina Natural.


6.0 ALUNOS QUE PARTICIPARÃO DO PROJETO

Participarão do projeto todos os alunos das turmas citadas.


7.0 PROCEDIMENTOS

Todos os procedimentos relacionados abaixo planejados e realizados de acordo com o quadro demonstrativo em anexo. Todo processo será registrado e devidamente organizado de maneira que haja uma forma de verificar com certa dose de exatidão a eficácia de todo o trabalho.

7.1 Ginástica Cerebral:

Será feita a Ginástica Cerebral diariamente utilizando o tempo de Educação Física semanal dos alunos. Inicialmente será feita através de demonstração por membros da Medicina Natural e a continuidade ficará a cargo dos professores.

7.2 Aulas em ambiente diferente da sala de aula.

Serão organizadas mensalmente pelosa professores juntamente com outras pessoas da escola e da Medicina Natural, de forma que essas aulas dêem ênfase à importância e preservação da natureza.


7.4 Reunião com pais e alunos.

Será feita uma reunião inicial com os pais e com a participação dos envolvidos no projeto para explicar a necessidade que os alunos têm de uma melhor assistência na área da saúde. Depois serão reunidos só com os alunos para mostrar para eles também essa importância. Serão feitas reuniões mensais para avaliação de todo o processo.

7.5 Conhecimentos Teóricos.

Serão organizados textos junto com os alunos enfatizando sempre a importância da saúde preventiva juntamente com a natureza que pode ser a solução para a maioria dos problemas de saúde.

7.6 Relaxamento.

As técnicas de relaxamento serão desenvolvidas semanalmente inicialmente pelos componentes da Medicina natural e depois com os próprios professores das turmas.

7.7 Preparação Física.

Serão desenvolvidas atividades físicas, utilizando o horário de Educação Física da turma no sentido de despertarem os alunos para essas atividades como também para estimular o gosto pelas demais atividades da escola. Serão desenvolvidas inicialmente pelos membros da Medicina natural e posteriormente a continuidade será com os próprios professores das turmas.

7.8 Acompanhamento.

A observação diária será feita pelos professores das turmas, pelos próprios alunos e pelos pais que deverão repassar as devidas informações para os outros integrantes do projeto.

7.9 Alimentação
Uso de proteínas, carboidratos, vitaminas será bem orientado. Serão organizados cardápios enriquecidos com mais vitamina e outras fontes essenciais para o desenvolvimento dos alunos. Será utilizada a multimistura além de outras formas de enriquecimento da alimentação diária. Esse trabalho será feito na escola e com os pais para que o alimento seja o mais integral.
7.10 Pesagem
Será feita uma pesagem pelos membros da Pastoral da criança. Será mensal e tem como objetivo verificar os resultados do trabalho que está sendo realizado.

7.11 Tratamento:

O tratamento da verminose e outros doenças serão feitas pelos componentes da Medicina Natural, através de fitoterapia, hidroterapia e geoterapia. Serão realizados os testes iniciais pelo Exame Bioenergético que será repetido após dois meses ou quando se fizer necessário.


8.0 DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto terá duração durante todo o ano de 2007.

9.0 METAS

Espera-se que ao final do projeto os alunos demonstrem um rendimento satisfatório em relação ao semestre anterior. Espera-se ainda que eles modifiquem seus hábitos higiênicos, alimentares e comportamentais, desenvolvendo melhor saúde física e mental.


10.0 RECURSOS FINANCEIROS

Não serão previstos recursos financeiros para o projeto uma vez que trabalharão os próprios professores das turmas e demais pessoas envolvidas serão voluntárias. Os remédios utilizados serão naturais, portanto adquiridos na própria natureza pelos alunos e pais envolvidos no projeto. A alimentação será a mesma utilizada na escola e em casa apenas com algum enriquecimento que não acarretará qualquer despesa extra.

11.0 CONCLUSÃO

Sabemos do grande problema que sofre a população de baixo poder aquisitivo por falta de uma organização da saúde nos municípios. Por isso esse projeto servirá de base para que, através de uma avaliação sistemática, possamos verificar a validade do processo e a viabilidade de aplicação do mesmo em outras turmas da escola.